top of page

NOSSA HISTÓRIA

 

HISTÓRICO DA ESCOLA “JÚLIO FARAH”

A fim de atender à necessidade de um campo de experiências onde os alunos e professores de Escola Normal Colegial Estadual “Ney Braga” pudessem colocar em prática aulas teóricas de Didática e Prática de Ensino, bem como levar a efeito estágios de professorandos, foi fundada, em 21 de janeiro de 1.967, através do Decreto nº 29.665/67, a Escola de Aplicação “Júlio Farah”, anexo à Escola Normal Colegial Estadual “Ney Braga”.

 

Foi designada para assumir a direção da Escola recém-fundada, em 26 de abril de 1.967, através da Portaria nº 5579/67, o cargo que já ocupava interinamente desde fevereiro de 1.967, a professora MARIA DOLORES MARTINEZ DIB.

Para compor o Corpo Docenteda Escola foram convidadas: Iara Maria Franklin Gonçalves, Egle Fernandes Leal, Neide Baby, Roseli Schenna, Célia Aparecida da Silva, Eunice Chueire Cattai, Abelita Araújo Leite e Valderez Rosalina Darim Chueire, as quais já lecionavam na Escola desde o dia 1º de março de 1.967, data em que iniciaram-se as aulas desse ano letivo.

Ficou determinado que as professoras: Egle Fernanda Leal e Roseli Schenna assumiram inteiramente os cargos de Secretária e Orientadora, respectivamente.

 

As cinco turmas foram distribuídas da seguinte forma: 1ª Série: Iara Maria Franklin Gonçalves, 2ª Série: Célia Aparecida da Silva, 3ª Série: Eunice Chueire Cattai, 4ª Série: Abelita Araújo Leite, 5ª Série: Neide Baby.A professora Valderez Rosalina Darm Chueire ficou como substituta, em alguma eventualidade. As classes compunham-se de 30 alunos cada, devidamente separadas por idade, perfazendo um total de 150 alunos.

 

De 1º de março de 1.967 até 1º de março de 1.973, funcionou esta Escola no prédio do Ginásio Estadual “Antonio Martins de Mello”, passando então para as instalações alugadas do Ipê Clube de Ibaiti através de um contrato anual até março do ano de 1.979, quando inaugurou seu próprio prédio, situado na Rua Benedito Rodrigues Marques com travessa Rio Grande do Sul – Jardim Hilda Guarneri Watfe, em 10 de março de 1.979.

 

Em 1.976, através do Decreto Governamental nº 2442/76, passa a denominar-se Escola “JÙLIO FARAH” - ensino de 1º Grau.

Os professores que já atuaram na Escola desde a sua criação em 1.967 a 1.979, são as seguintes: Iara Maria Franklim Gonçalves, Neusa Maria Crachineski, Célia Aparecida da Silva, Eunice Chueire Cattai, Abelita Araújo Leite, Egle Fernandes Leal, Neide Baby, Roseli Schenna, Valderez Rosalina, Darim Chueire, Elizabeth Fernendes Leal, Maria de Lourdes Sidor, Miraide Del Grossi Zanon, Nair Fortunato Ferreira, Sônia Cordeiro Baby, Maria de Lourdes Trentiny, hilda Ferreira Bueno, Álvaro Skiba, Ione Dimas de Barros Netto, Maria Aparecida Baby Rodrigues, Jane Jacob Banuth Rodrigues, Edna da Silva Moreira, Maria Dolores Martinez Dib, Ivone Rufinados Santos, Tânia Cordeiro, Neiva Baby de Lima e Dirce Bueno do Vale.Funcionando precariamente nas instalações alugadas do Ipê Clube, a Escola necessitava de um prédio próprio para desenvolver suas atividades.  

                                    

Cientes dessa grande necessidade, os professores da Escola solicitaram uma entrevista com o então Prefeito Senhor Levi Rosa dos Santos, pedindo então o empenho para conseguir verba junto aos órgãos estaduais para adquirir o terreno e a consequente construção do prédio.

Após muita luta foi conseguido o terreno na rua Benedito Rodrigues Marques com a travessa rua Rio Grande do Sul, Jardim Hilda Guarnieri Wattfe.

 

No dia 10 de março de 1979 foi inaugurado o prédio escolar próprio contendo 06 salas de aula. Seis dias após a inauguração ocorreu audança da escola do Ipê Clube para o prédio próprio, mas o primeiro dia de aula no prédio da escola foi em 19/03/79.

No dia 10 de Abril do ano de 1.979, através da Resolução nº332/79 é nomeada Diretora da Escola a Sra. Clovete Fadel de Moura Bueno. Secretária a Sra. Aracy Soares Reis e Jane Jacob Banuth Rodrigues.

 

Os professores que atuaram na Escola no período de 1.979 a 1.984 são os seguintes: Nair Fortunato Ferreira, Hermas de Morais Bueno, Maria Aparecida Rodrigues, Maria de Lourdes Sidor, Maria de Lourdes Trentiny Fernandes, Edna da Silva Moreira, Dirce Bueno do Vale, Neide Baby, Neiva Baby de Lima, Leontina Francisca da Souza Silva, Dulcinéia de Oliveira de Carvalho, Lindamir Inêz de Oliveira Faria, Fátima Aparecida Gimenez de Oliveira, Dalva Maria Azevedo Delgado, Maria Araci dos Santos Fadel, Nausa Norowiski Louzano, Maria José Matozinho Costa, Antonia Cândida Guimarães de Souza, Marli de Moura Bueno, Irene Sirlei Jassek, Lorena Marly Paulino, Zilda Carvalhal, Terezinha Baby, Neusa Augusta de Moura Milius, Lúcia de Fátima Silveira, Terezinha de Oliveira Pagani, Elietes Eliza T. Vidal, Elietes Eliza T. Vidal, Helena Wantroba Regazzo, Sirlene Rodrigues de Lima Bandarique e Elenita da Silva Araújo.

 

Os funcionários que trabalharam na Escola, são os seguintes: Izaura Carneiro Sales, Filomena Ribeiro dos Santos, Ozélia Luiz Torres, Maria Araci dos Santos Fadel, Maria de Lourdes dos Santos Siqueira e Iracy Paraiso Luiz.

Em 1983 – a partir de 08/03/83, através da resolução nº 736-86 passa a denominar-se Escola Estadual Julio Farah - Ensino de 1º Grau.

A partir de 8 de março de 1.984, pela Resolução nº2.647 e Decreto nº 1.733, aposentou-se a Diretora Clovete Fadel de Moura Bueno, assumindo a direção a professora Lúcia Regina de Oliveira Dib,  de acordo com a Resolução nº 812/84, deixando a direção da Escola no início do ano de 1.985. Sendo designada a professora Maria de Lourdes Trentiny Fernandes, para exercer a função de Diretora, conforme Resolução 317/85, de 07/02/85.

 

Novos professores foram contratados através de convênio: Selma Aparecida Ferreira, Cláudia de Almeida, Inêz Dal Plá, Jussara Aparecida Jacob Stadler, Clovânia Maria de Moura Almeida, Maria Eugênia Leal de Paiva (servente), Margareth Ruiz, Silvana Iara de Paula, Marilda Tironi da Silva, Rosana A. Gentille Lacava, Adalgisa F. Siqueira, Izabel Cristina Diogo, Silmara Cristina da Silva Bueno, Vilma Aparecida Campos, Joelma Baby, Cleonice Nogueira Baby, Silvia Margareth B. Raimundo, Maria Madalena M. Inácio. Até o ano de 1.994 ainda continua Diretora de Escola a Sra. Maria de Lourdes Trentiny Fernandes.

 

Em 1990 – através da resolução nº 3632/89 fica autorizado o funcionamento das quatro últimas séries do 1º Grau período noturno na Escola Estadual Julio Farah - Ensino de 1º onde foi iimplantado o ensino de 5ª a 8ª séries de forma gradativa, no período noturno.

No ano de 1992 houve a municipalização de 1ª a 4ª séries, ficando sob responsabilidade da Escola Estadual “Júlio Farah”, apenas de 5ª a 8ª séries. Sendo assim em 13/03/92 separou-se a escola de 1ª a 4ª, ficando a Escola Estadual Julio Farah -Ensino de 1º Grau.

 

Em 1998 a Escola Julio Farah - Ensino de 1º Grau, passou a denominar-se Estadual Julio Farah - Ensino Fundamental conforme Resolução Secretarial nº 3.120/98 D.O.E. 5332 de 11/09/98.

 

No ano de 2000 foi construída sua primeira quadra poliesportiva, já em 2002 foram construídas mais 02 salas de aulas, perfazendo um total de 08 salas.

 

A Escola passou por uma reforma completa, em 2006, quadra poliesportiva foi coberta e também foi instalado o Laboratório de Informática.

Em 2007, deixou de ser escola, pois com abertura do curso de ensino médio, passa a ser nominado Colégio Estadual Julio Farah – Ensino Fundamental e Médio.

 

Referencia: IBAITI, Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Julio Farah, 2011

EQUIPE

ADMINISTRAÇÃO E

EQUIPE DE PEDAGÓGICA

ROSELI DA SILVA

ALINE CABRAL CALUSCI VEDAN

sANDRA MAGALY DE MORAES

FUNCIONÁRIOS

CLEUSA MARIA BARBOSA FARIAS

EDNA APARECIDA PINA MARTINS

GRAZIELE GONZALES RIBEIRO

IVONE BATISTA GONÇALVES

JOYCE HEIDGGER FARIAS

LOIDE APARECIDA MARTINS

MARISA DO ROCIO DE CASTRO PINTO

ROSELI DA SILVA

SILVIA MARGARETH BAHLS RAIMUNDO

SIMONE DE SOUZA PALMEIRA

VERA LUCIA FARIA DE PAULA

PROFESSORES

ALESSANDRA MARIA DE QUEIROZ LOIOLA

ALINE CABRAL CALUSCI VEDAN

CARLA MARIA DA SILVA

CELIA CACIATORI

CLAUDIA DE ALMEIDA NOGUEIRA

DAIANA RODRIGUES BARBOSA

DANILO DE SOUZA TORREGROSSA

ELAINE CARVALHO R. YAMANOUYE

ERIKA AZEVEDO BARBOSA SANTOS

EWERTON ROBERTO DE MOURA

FRANCIANE PEREIRA JACOMINI

GUSTAVO DA ROSA SOUZA

IVONE EZEQUIEL NITA DE OLIVEIRA

JOANA DARC KOROVISKI NUNES

JOSIANE MARIA DE SOUZA CAETANO

JOSINEI SOARES DE SOUZA

JULIANO BUDEL

JURAINNE DE FATIMA AZEVEDO

LEANDRA MARQUES DA SILVA

LETICIA BUENO DE CAMARGO BORGES

LUCIMARA BARBOSA

MARIA CLEUSA FERREIRA

MARIA NETE RIBEIRO DA ROCHA

MARIANA F. LOUZANO DE SIQUEIRA

MARINA MAGALHAES DE O . SANTOS

MARLI DE MOURA BUENO

ROSEMEYRE FLORIANO C. DUARTE

RUTE MARIA BABY RAVANHOL

SALETE DE MEDEIROS

SAMANTHA DE LIMA REIMAO

SANDRA MAGALY DE MORAES CLARO

SUZANA APARECIDA DOS SANTOS SILVA

TANIA APARECIDA ALVES

VALDINEIA PEREIRA DA SILVA CUNHA

VANDERLEIA CARNEIRO DA SILVA

DIGITAL

 

Museu

bottom of page