top of page

PROJETO  MUSEU DIGITAL ESCOLAR

NOSSAS HISTÓRIAS
Maria Dolores Martinez Dib
1ª Diretora

Querida Escola de Aplicação “Júlio Farah”

 

Sei que já não é este teu nome, cresceste e te firmaste como uma instituição educativa já na casa dos 45 anos. Amadureceste como o fazem as frutas, tornando-te mais bonita, mais doce, mais interessante. Eu te conheci ainda antes de teu nascimento. Foste tão esperada, desejada por uma comunidade que ansiava por uma escola que atendesse seus anseios. Deverias ter como finalidade, servir de ambiente onde os futuros professores primários (como se dizia na época), pudessem colocar em prática os conhecimentos teóricos que adquiriam no Colégio Estadual Normal Colegial “Ney Braga” e, assim, durante alguns preciosos anos, funcionaste no mesmo prédio que essa instituição, no Ginásio Estadual “Antônio Martins de Mello”.No entanto, como o bom fruto germina e se propaga, o estabelecimento que te abrigava, precisou das salas que ocupavas. Foram anos de muito aprendizado, de muitas conquistas.Por ti, passaram futuros médicos, advogados, engenheiros, professores, dentistas, fisioterapeutas, agricultores, empresários, administradores tantos, que é impossível nominá-los.Tiveste, então, que procurar um novo abrigo e, sem melhor alternativa, exerceste tua missão, com denodo, garra, amor e competência, durante vários anos, em salas cedidas pelo Ipê Clube de Ibaiti.Vários anos e muitas lutas depois, eis que consentem na construção de teu prédio próprio, onde hoje te encontras, bela e majestosa, acolhendo a todos que te procuram em busca de “aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer”, como bem disse Jacques Delors.Teus gestores e professores te honram com dedicação, entusiasmo e competência, fazendo de ti um Colégio efetivamente formador de cidadãos plenos, cientes de seus direitos e deveres, pró-ativos, participantes e interessados na transformação da sociedade, a fim de que ela se torne cada vez mais justa, mais digna e mais solidária.Tua primeira diretora te deseja vida longa e muito sucesso e alegrias para teus alunos e mestres!

 

Maria Dolores Martinez Dib (Professora Lola)

 

Ibaiti, novembro de 2015

Clovete de Moura Bueno
Lucia Regina Dib

Ensinar é um exercício de imortalidade.

De alguma forma  continuamos a viver naqueles

cujos olhos aprenderam a ver o mundo

pela magia da nossa palavra.

O professor, assim não morre jamais...

                                           Rubem 

Maria de Lourdes Trentine

Homenagem à Escola Julio Farah

 

  Agradeço a Deus por ter me colocado na Escola Julio Farah para desenvolver o meu trabalho.Foi gratificante participar por tantos anos da vida dessa querida Escola.

  Tive oportunidade de conviver com pessoas repletas de amor que deixaram marcas de bondade em minha vida.

  Ensinaram a não deixar abater pelas dififculdades, a manter a cabeça sempre erguida, a seguir em frente com a coragem, acreditar  que com nosso trabalho na educação, estamos colaborando para a construção de um mundo melhor e mais justo.

  Aprendi que as pessoas que passam por nós não se vão sós, levam um pouco da gente deixando um pouco de si. 

  Agradeço a Deus  o prvilégio de ter convivido por tantos anos com pessoas maravilhosas.

  A querida Escola Júlio farah e a toda equipe de trabalho que aui desenvolvem os seus talentos.

  Nunca esqueçam!!!

  Todos os atos e palavras, constituem sementes que irão dar frutos no futuro.Pois não é possivel colher no mesmo dia em que semeou.Minha homenagem , carinhosaente abraços Prof:Lourdes.    

Maria Cleusa
Ferreira

Colégio Estadual Júlio Farah

  Assumi a direção do COLÉGIO  no ano 2.001, participei no cargo até o ano de 2.003.

   Quando assumi  a direção, não houve eleição , aconteceu um processo seletivo no qual foram aplicada provas. Participei do processo   e assumi a direção do colégio.

    Foi um período  de muito aprendizado e luta para que a comunidade escolar fosse atendida e nessa época havia dualidade administrativa com o munícipio, portanto, tínhamos um espaço pequeno. O colégio sempre foi um espaço acolhedor aos alunos, professores e administrativos, este, sempre presentes e participativos.

    Agradeço a Deus ao oportunidade que tive em fazer parte da historia desse colégio, por ter contribuído e juntamente com o corpo dos docente, ter a ciência de que com o nosso trabalho fazemos que os homens tornam se verdadeira mente humanos.

 

Maria Cleusa Ferreira Bueno

Izabel Cristina
Diogo de Morais

Diretora do Colégio de 2004 à 20011.

 

Mensagem:

 

"É com imensa satisfação que venho aqui expressar o meu ORGULHO de ter feito parte dessa instituição COLÉGIO ESTDUAL JULIO FARAH, vários desafios foram postos no meu caminho, mas busquei e obtive o suporte necessário, que me deu subsídios, para melhorar meu lado profissional, pessoal e o melhor de tudo, meu lado humano. Carrego comigo sempre as melhores lembranças, as vivências e experiências tão marcantes, e principalmente o respaldo de poder dizer que fiz e continuo fazendo parte da história desse Colégio, afinal, cada aluno que passou por aqui junto comigo, levou um pouco de mim e deixou um pouco de si, como também levou muito aprendizado, conhecimento e principalmente experiências.

Os professores e funcionários que contribuíram, diretamente, para a melhoria da qualidade do nosso trabalho, compartilharam suas experiências de vida, buscaram novos saberes, se instrumentalizaram de novas ferramentas para empreender e buscar o sucesso dessa caminhada, das mais diversas formas, dedicaram-se a nos transmitir uma das maiores virtudes que se pode ter: o conhecimento, suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos foram pontuais para que fôssemos além dos nossos limites e medos a alcançasse o êxito na nossa função.

Tenho a nítida sensação de que fiz o melhor, que era um sonho, e a realização desse sonho foi ainda mais saborosa diante de todas as coisas que pude viver, construir, deixar as marcas para sempre na história do Colégio Estadual Julio Farah, são as lembranças do passado e dos momentos vividos que conseguimos enxergar que realmente valeu a pena em nossas vidas: as pessoas que cruzamos, os lugares que conhecemos, amizades que firmamos e o reconhecimento dos alunos, com os quais convivemos, que me fazem me sentir orgulhosa de ter contribuído através do meu trabalho, empenho e comprometimento com esse Colégio, dessa forma, tenho sentimento de missão cumprida. Enfim, meus agradecimento a todos àqueles que nos apoiaram nos bons e nos maus momentos, que dividiram conosco os méritos e conquistas, pois também pertencem a todos que comungaram do mesmo objetivo.

Roseli da Silva

Sou muito feliz por fazer parte da comunidade escolar do Colégio Estadual Júlio Farah!  Tive o prazer de atuar como diretora do Colégio Estadual Júlio Farah de 2012 a 2015. Foram quatro anos de muito aprendizado, cresci profissionalmente, mas cresci muito mais como ser humano, podendo conviver e conhecer de perto a realidade da comunidade a que pertenço. Em cada visita domiciliar feita voltava com uma vontade maior de mudar, de transformar o mundo através da educação.

Aprendi a valorizar a vida e o amor ao próximo e que este amor deve ser ensinado e vivenciado na Escola. Devemos assumir o compromisso com a prática de valores que nos transformam, valores que ajudam nossos alunos e nossa Escola, para tenhamos uma sociedade melhor.

Temos que criar no nosso aluno o hábito de fazer o que é bom – o que é certo. Desta forma traremos luz para nossas vidas e para a vida das pessoas que nos rodeiam.

Para encerrar esta mensagem gostaria de agradecer a todos, pais, alunos, professores e funcionários,  que sempre estiveram ao meu lado, nos bons e maus momentos.

 

Muito Obrigada!

DIGITAL

 

Museu

bottom of page